sábado, 1 de setembro de 2012

Quem é Giordanno Bruno?


               Filho de Fraulissa Savalino e do militar Giovanni  Bruno, Filippo Bruno viria a ser o marco maior da nova era cientifica que já vinha sendo gestado a algum tempo.  Iam os anos de 1563 quando Filippo chegava a seus 15 anos e realizou, ao ingressar na ordem Dominicana, seus votos de castidade, pobreza e obediência. Mudou seu nome para Giordanno Bruno.         
          Em sua formação estudou os clássicos gregos  além da bibliografia católica e por fim doutorou-se em teologia. Mas 13 anos depois de seu ingresso foi acusado heresia e levado a Roma para ser julgado. Poucos meses depois Giordanno abandonava a Ordem e iniciou uma grande peregrinação pela Europa. Ingressou na ordem Calvinista em Gênova da qual foi excomungado e expulso de Gênova. Viajou para Inglaterra, Suiça, mas foi na França onde teve espaço e incentivo para publicar suas obras, muitas em forma de diálogos lembrando muito a forma das obras de Platão,  que eram verdadeiras obras primas que marcariam a Renacença com suas ideias neoplatonicas sobre a magia, a ciência, a religão e o Universo. Ideias essas que mais tarde em 1600 influenciariam fortemente Galileo Galilei por exemplo.     
           Mas Giordanno ainda era um alvo da Igreja Católica e em 1590 um certo Giovanni Mocenigo encontra Girdanno em Frankfurt e lhe faz um convite para ir a Veneza, cidade famosa por proteger foras da lei naquela época,  ir para ensinar a arte da memória, a mnemotécnica, arte na qual Giordanno Bruno era perito. Mas Giovanni usaria a mnemotécnica para fins comerciais e outros pouco nobres e Giordanno, homem de moral impecável, recusou-se a ensinar arte tão sagrada a um homem tão profano. Foi então que Giovanni, aconselhado por seu confessor, denunciou Giordanno a inquisição que levou Giordanno preso no dia 23 de maio de 1592.          
             De 1592 até 1600 (ano no qual Giordanno foi excutado) Giordanno foi torturado e mal tratado de todos os jeitos que a imaginação cruel da Inquisição da época permitia. A cada sessão de tortura Giordanno saia ainda mais são, o que era causa de espanto para muitos padres e torturadores  que chegaram até a se afeiçoarem por ele. Alguns chegaram a esboçar defesa a Giordanno mas nenhum quis ir junto com ele para a fogueira e todos se calaram diante as ameaças da Inquisição
              8 de fevereiro de 1600 Giordanno foi julgado. Debilidado fisicamente foi obrigado a escutar sua sentença de joelhos e após ser informado de seu destino terrivel proferiu a famosa frase "Maiori forsan cum timore sententiam in me fertis quam ego accipiam " Talvez vocês sintam maior temor ao pronunciar a sentença do que eu de escutá-la". Nove dias depois foi morto na fogueira mas não antes de ser calado por uma espécie de prego pregado em sua lingua.    
            Giordanno Bruno foi um exemplo de homem. Em nenhum momento abandonou seus principios que eram sempre inspirados pela Verdade que ele podia atestar em sua investigação da natureza e sua vivência exemplar. Suas idéias influenciaram grandes nomes que viriam a ser conhecidos como os pais da ciência moderna como Galileo Galilei, Newton e Leibiniz. Inspiremo-nos também nesse grande exemplo que sempre focado em um grande Ideal de sabedoria nunca deixou que as circunstâncias (que na ocasião eram terríveis) o deviasse de seu elegido caminho.

Um comentário: